voltar para mapbiomas.org

Vegetación secundária mapbiomas c4.1 Brasil (amazônia) vs mapbiomas Pan-Amazonia c2

Necesito una máscara de datos de uso y cobertura de la tierra para toda la Pan-Amazonia. Pero en la version de mapbiomas Pan-Amazonía no tienen la clase de vegetación secundária, tampoco en la versión 4.1 de mapbiomas Brasil. Cómo discrimino esta clase?. Para mis análisis es muy importante tener la vegetación secundária.
Gracias!

Olá Graciela,

Realmente não existe classe de Floresta secundária nos mapas anuais. Parte dessa classe pode ser identificada utilizando os mapas de transição entre os anos ou períodos. A comparação entre os mapas permite identificar novas áreas de floresta que estão recuperando (só é possível identificar após 1985, primeiro ano do período mapeado). Na coleção 5 do MapBiomas Brasil, que será lançada no final do mês de agosto, vamos disponibilizar os dados de Desmatamento e Recuperação, já aplicando filtros para remover possíveis ruídos.
Temos um Grupo de Trabalho mapeando as cicatrizes de Fogo, que também é uma forma de degradação e pode não aparecer nos mapas do MapBiomas.
Existem outras formas de degradação, como corte seletivo, que estamos estudando como integrar ao mapeamento e atualmente podem não aparecer nos mapas do MapBiomas.