voltar para mapbiomas.org

Transição de uso e cobertura para uma área específica

Olá pessoal,

Primeiramente parabéns pelo projeto maravilhoso!

Pretendo quero fazer uma análise relacionada ao polígono inteiro de distribuição atual de uma espécie, minha ideia é capturar as mudanças dentro desse polígono ao longo desses 34 anos (porcentagens e locais da paisagem de transição de áreas urbanizadas, silvicultura e perda de campo nativo).

Como não tenho ideia de como obter isso de forma automática a partir dos shape files pixel por pixel, além dos mapas de transição brutos sem porcentagens por área, vocês tem uma indicação mais automática de como fazer isso através de algum programa de GIS?

Abraço!

1 curtida

Thamara,

Você pode fazer o download do mapa de transição cortando pelo polígono escolhido e escolher diretamente o período de 1985 a 2018, períodos a cada 5 anos ou escolher as transições ano a ano.

Os códigos de transição são formados pela fórmula (código do ano 1 * 100 + código do ano 2)… Ou melhor, uma área de floresta (id = 3) que virou silvicultura (id = 9) terá o código 309.

Você pode projetar para uma projeção métrica e sumarizar as áreas de cada código no próprio arquivo .TIF ou, de acordo com o tamanho da sua área, converter para polígonos e sumarizar as áreas.

Um abraço,

Marcos