voltar para mapbiomas.org

Sobre "fronteiras" de Biomas

Olá pessoal,

Boa tarde, pessoal.
Baixei um mapa do Cerrado (versão 3.0), com o uso da terra atual. Lá no Earth Engine, quando peço a camada do Cerrado, aparece o contorno das fronteiras do Bioma em vermelho e ela bate direitinho com o uso da terra. Bem, eu estou fazendo um mapa usando os dados do MapBiomas e queria deixar o contorno do Cerrado evidente (como acontece no Earth Engine). Tenho uns shapes para o Cerrado, mas a coincidência não é 100% entre os shapes que tenho e o raster que peguei no MapBiomas; existem umas manchas que ultrapassam o limite dos shapes, enquanto outras regiões acabam mais para dentro. A discordância é pequena, mas quando vejo o contorno gerado no Earth Engine, como disse, a coincidência é 100%. Bem, toda essa falação é pelo seguinte: quando eu baixei o raster do Bioma, o contorno não veio junto. Procurei na internet e não achei uma maneira de “extrair” o contorno a partir do raster e não queria usar os shapes que tenho porque a coincidência não é completa. Vocês tem algum ideia do que fazer?

Abraços e obrigado,
Thiago

Oi Thiago,
O Mapas de Biomas publicado pelo IBGE é em escala 1:5.000.000 (IBGE, 2004). Nos fizemos um refinado com base do Mapa de vegetação do Radam para escala 1:1.000.000 por isso as diferenças.
Vamos subir no Shape deste mapa revisado na área de Download de mapas de referencia até o final da semana. Vc vai encontrar em: MENU > MAPAS E DADOS > DOWNLOADS > MAPAS DE REFERENCIA
Por enquanto vc pode baixar diretamente neste link.
Abraço
Tasso

Obrigado, mais uma vez Tasso!
Fico no aguardo, então.
Abraços

Note que coloquei um link provisório para baixar na post anterior.

Vale lembrar que o IBGE está conduzindo o processo de refinamento do Map de Limite de Biomas em 1:250 mil com precisão de lançar nos próximos meses.

1 curtida

Bom dia Tasso, obrigado!
Já baixei aqui. Vou ficar de olho na versão do IBGE. Vocês vão usar essa versão que está para sair também, né?

Sim Thiago. Estamos próximos da equipe do IBGE que está realizando o refinamento para escala 1:250.000 e vamos utilizá-lo quando estiver disponível.

O shapefile dos biomas já está disponível?

Olá Carlos,

O shape de Biomas 1:250.000 produzido pelo IBGE já está disponível:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/estudos-ambientais/15842-biomas.html?=&t=downloads

Obrigado Marcos.
Você tem previsão de quando será usado essa nova versão dos limites dos biomas?

Olá Carlos. Estamos trabalhando na coleção 4.1 que tem alguns ajustes pontuais em regiões apontadas pelos usuários. Essa nova coleção deve ser lançado no final desse ano ou início de 2020 e já deverá ter as estatísticas calculadas com base nos limites dos Biomas 1:250.000 do IBGE.

1 curtida