voltar para mapbiomas.org

Problemas com Download de Dados MapBiomas

Downloads não funcionam sempre dá erro.

Para acessar os mosaicos Landsat do MapBiomas completos vá direto ao Google Earth Engine. O video no link abaixo explica como exportar os mosaico (ou as bandas desejadas - são 105 na coleção 3).

https://www.youtube.com/watch?v=3BoFXEhASlM&t=6s

Os dados ca Coleção 3 estarão pronto para download na plataforma em Setembro. Eles já estão disponíveis para consulta e exportação no Google Earth Engine - acesse aqui

Boa tarde Pessoal. teve um dia que conseguir efetuar o download e estou tentando baixar as para uma cena específica por grid e por ano no site do Mapbiomas, entretanto, quando seleciono o ano e a carta e faço o clique na carta desejada a mesma diz que o arquivo não foi encontrado.

Poderia me ajuda.

Muito Obrigado

Ian,
Os mosaicos para download era apenas de vizualização RGB e para um período restrito. Os novos assets de mosaico tem mais de 100 bandas e são arquivos enormes. Sugiro acessar diretamente no Google Earth Engine e exportar de lá as bandas que te interessam para o ano desejado.
Veja no post anterior um video tutorial de como fazer isso.

Prezado Ian Souza

Aqui vai o código que você deseja.

https://code.earthengine.google.com/ac1fd5a94c544b1927fe4e99c1366ee7

Vejamos:
Na linha 1, temos a indicação de qual coleção estamos utilizando (neste caso, Coleção 3) e mais adiante, ainda na mesma linha, temos um filtro de data (setado para o ano de 2016)

Da linha 3 até a 8, temos a visualização de alguns dos dados da coleção 3

E por fim, da linha 10 a 17, temos a exportação de duas bandas (‘median_ndvi’,‘median_evi2’), que estejam dentro da geometria (geometry), para dentro de seu Google Drive, na pasta “Mapbiomas_Rasters”.

Espero ter ajudado
Att

Cesar

Boa tarde,
É possível fazer o download dos arquivhos shape referente a Mata Atlântica, do ano de 1985 até 2017?

Obrigado,
Arthur.

Os dados são disponibilizados apenas no formato raster. O formato vetorial para este nível de detalhe e em série temporais é impraticável.

Obrigado Tasso.

Não estou conseguindo logar no google earth engine já tentei de duas maquinas diferentes com três logins diferentes, parece que esta com problema???

Olá,
O Forum ficou fora do ar por um tempo e retornamos agora.
Para baixar dados das coleções use o novo toolkit do GEE em:
https://code.earthengine.google.com/19fb58ce17cccc71c0c09b0bf1c6b1e4?accept_repo=users%2Fmapbiomas%2Fuser-toolkit

Olá!
Tudo bem?!
Por favor, alguém poderia me ajudar?!
Baixei o tiff de uma bacia hidrográfica (Sinos-RS) para o ano de 2021 e aparentemente há muitos pixels sem classificação quando abro no QGIS. Ao transformar a imagem em polígonos, estas áreas não estão em nenhuma classe.
Isso pode acontecer ou é um erro no meu pc?
Obrigado, desde já!

Olá @haas.marcelo ,

Conseguiria enviar algum print da sua tela para entendermos melhor a situação? As imagens baixadas possuem background (área fora do limite do território selecionado para download). Também podem ocorrer problemas na conversão para polígonos.



Oi!
Obrigado pelo retorno, Artur!
Em anexo, estão duas imagens (espero que dê para observar). O que eu pediria é que, se possível, testasse ali. Já baixei a imagem duas vezes e acontece o mesmo; mesmo no raster, estes vários pixels ficam de fora de classificação.
Mais uma vez, agradeço a atenção e ajuda.

Olá @haas.marcelo

Conferi na plataforma e no dado disponível para download e estes locais são pixels classificados como “Não Observado” em 2021. Então não é um problema do seu PC. Vou encaminhar a sua dúvida para ver se conseguimos uma melhor forma de te ajudar