voltar para mapbiomas.org

Melhor compreensão das classes 'outra área não vegetada" e 'mosaico agricultura e pastagem'

Olá,
Estou fazendo um estudo do uso e cobertura do solo da Bacia do Rio Doce e gostaria de compreender melhor o que englobam as classes 'outra área não vegetada" e ‘mosaico agricultura e pastagem’. Li os manuais específicos e fiz uma análise utilizando o basemap mas não consegui ter certeza do que se referem.

Eu vou utilizar essa análise para posteriormente fazer um estudo de solo exposto e regiões com potencial para erosão, por isso, gostaria de compreender onde estão presentes essas áreas em potencial.

Obrigada,
Elaine

Olá Elaine,
Aqui tem a descrição detalhada de cada item da legenda.
Abraço,
Tasso

Muito agradecida!

Olá,

Onde posso encontrar a versão atualizada da descrição detalhada de cada item da legenda para a coleção 4.0?

Muito obrigada,
Beatriz

Olá, Beatriz,
A descrição detalhada da legenda da Coleção 4.0 está aqui.
Abs,
Liuca

Olá Elaine, Segue uma interpretação do que pode ser esperado nessas classes na Bacia do Rio Doce. Grande parte do solo exposto deve estar em “outra área não vegetada”, mas muito desse padrão você encontrará em pastagens degradadas, que estão na classe de pastagem. Essa classe de “outra área não vegetada” também vai incluir bancos de areia nas bordas do rio, solo exposto na borda de infra-estruturas (estradas, áreas urbanas) e vertentes de alta declividade sem vegetação. Áreas de cultivo, que podem ter solo exposto durante preparação para plantio ou colheita, devem entrar na classes de agricultura ou “mosaico de agricultura e pastagem”. Essa classe de “mosaico” deve incluir também áreas em processo de recuperação florestal.

Olá, boa tarde!

Onde posso encontrar a versão atualizada da descrição detalhada de cada item da legenda para a coleção 6.0?
Tentei entrar no link das versões anteriores, mas não dá certo.

Muito obrigada!

Encontrei:

1 curtida