voltar para mapbiomas.org

Mapbiomas/SEEG

Olá,
estamos trabalhando no inventário de gases de efeito estufa do Rio Grande do Sul. Estou focada no setor de mudança de uso da terra e florestas. Estamos executando as fórmulas do SEEG para tentar adaptá-las usando fatores de emissão de GEE mais regionais. Para isso precisamos das áreas das diferentes fitofisionomias (ex. o número de hectares de Floresta Ombrófila Mista Montana da Mata Atlântica no RS) e das áreas agrícolas anuais e perenes. Como faço para ter esses dados mais detalhados? No GEE eu só achei os dados conforme a legenda disponível do Mapbiomas, mas ela não detalha, por exemplo, as fitofisionomias. Agradeço muito se vocês puderem me ajudar.
Aproveito para parabenizá-los pela iniciativa, ferramenta excelente!!! Por um Brasil e mundo com mais iniciativas assim!!!
Atenciosamente,

Olá Cristina,

A legenda do MapBiomas é de uso e ocupação da terra. É necessário cruzar com o mapa do IBGE de fitofisionomias ou alguma outra referência para adicionar essa qualificação às formações naturais mapeadas. Você pode fazer esse cruzamento dentro do GEE carregando esse dado como um asset pessoal ou baixar os dados do MapBiomas como .Tiff classificado e cruzar utilizando qualquer software de geoprocessamento.

Olá Marcos,
entendi. Pensei que como vocês já fizessem essa análise anual de alguns biomas para o SEEG (Sistemas de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa), talvez vocês tivessem disponíveis essas layers ou informações no GEE.

Parabéns pelo lançamento do portal de alertas!

Atenciosamente,

1 curtida