voltar para mapbiomas.org

Graficos do website mas na plataforma do GEE

Boa tarde!
Ainda sou muito novato no GEE e estou penando para escrever um script que suspeito ser bem simples, mas infelizmente ainda não consegui nem escrever, nem achar algum outro para adaptar.
Estou tentando fazer uma tabela da cobertura vegetal de minhas áreas de interesse através do GEE. Segui o tutorial de vcs para que o script do MapBiomas pudesse puxar minhas áreas criando a pasta MapBiomas no meu assets. Show de bola isso! No entanto, infelizmente minhas áreas são muito grandes, e possuo muitas áreas de interesse. Então, a opção de gerar raster (geotiff) é inviável para mim. Tentei pela opção direta do complemento pelo QGIS, mas também é inviável. A melhor opção seria pelo GEE, mas não consigo criar de forma alguma um script para tabela (aquelas dificuldades bobas de novatos do GEE que mais copiam, colam e adaptam scripts do que criar um de fato mesmo…rs).
É possível criar um script que puxe as informações do MapBiomas e gere automaticamente uma tabela igual à do site lá no GEE, mas utilizando meus shapefiles das minhas áreas de interesse?
Muitíssimo obrigado!

Oi Ricardo,

Boa tarde!

Você pode usar esse script como referência para executar a tarefa que precisa. Ele calcula a área de um bioma em um dado ano. No seu caso, você precisa fazer o upload das suas regiões de interesse e adaptar o script trocando o raster de biomas pelo seu dado. O script vai exportar uma tabela csv para o seu Google Drive.

https://code.earthengine.google.com/27a224965066543324b45de91a5a1e43?noload=1

Att,

João

1 curtida

Olá João!
Nossa, fantástico! Muitíssimo obrigado!!! Era exatamente isso!
Muitíssimo obrigado mesmo!!

Olá João, desculpe, surgiu uma dúvida:
Eu fiz duas pequeninas adaptações no código e aparentemente funcionou.
Porém, tenho áreas ultrapassam o território nacional, e precisaria de dados da Pan-Amazônia também.
Aí, tentei a seguinte adaptação no código, mas não deu certo pq não sei qual o caminho diretório(?) dos dados da Pan-Amazônia. Já está disponível algum “link” para a Pan-Amazônia?
Compartilho ele abaixo.

https://code.earthengine.google.com/9d5638804fc907173ef2344a341e7285?noload=1

Opa! Deu certo! Fiz umas adaptações e consegui encaixar o Pan-Amazônia e o Chaco também. Showwww!!!
Muitíssimo obrigado!! Ajudou DEMAIS!!!
Abraço

Oi Ricardo,

Legal que tenha conseguido resolver! Você pode conseguir todas as informações e dados Pan-Amazônia no site https://amazonia.mapbiomas.org/.

Eu fiz uma atualização no script para fazer o cálculo de áreas. Veja se facilita um pouco mais as coisas pra você.

https://code.earthengine.google.com/?scriptPath=users%2Fmapbiomas%2Fuser-toolkit%3Amapbiomas-user-toolkit-calculate-area.js

Att,

João

1 curtida

Olá João! Muitíssimo obrigado!
Poutz, ajudou DEMAIS mesmo. Muito mais fácil por essa nova versão que vc enviou!! (MUUUITO mais) (isso q a outra já era ótima, mas como tenho muitas áreas, precisava área por área fazer ano a ano…agora, já sai todos os anos numa paulada só…reduziu o tempo de coletar absurdamente!!!)
(os dados de cobertura vegetal eu tinha obtido no GEE através do Hansen GFC que é bacana, mas queria algo mais refinado por uma série de motivos…e poutz, os dados de vcs são espetaculares!!!
Essa facilidade/parceria com Google é espetacular e conforme vou aprendendo sobre o GEE fico ainda mais impressionado com a ferramenta e o trabalho de vcs. Sensacional!
Obrigado mesmo!!

2 curtidas