voltar para mapbiomas.org

Fitofisionomias no mapeamento do MapBiomas

Prezados(as),

Como posso correlacionar os dados das fitofisionomias do IBGE/MMA com os dados do MapBiomas? Já que o nível de detalhe e a escala são diferentes nos dois mapeamentos.

Os dados fornecidos pelo MapBiomas são das Formações como um todo (Florestal, Savânica, Campestre, etc) e não das fitofisionomias (Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Savana Arborizada, Campo Rupestre Ferruginoso, etc). Existe a possibilidade de baixar os dados por fitofisionomia no GEE?

Muito obrigado.

Olá Manuel,
A tabela de correlação da legenda IBGE e MapBiomas esta aqui:


Abraço

Olá Manuel,

Como você disse, os mapeamentos são de escalas diferentes, então pode ser feito o cruzamento para ter um indicativo mas existirão problemas, principalmente nas bordas. Não existe forma de baixar os dados por fitofisionomia diretamente no GEE pois não realizamos esse cruzamento até o momento. Vamos analisar as implicações de incluir esse cruzamento e as estatísticas nas próximas coleções, mas até lá, isso terá que ser processado pelo usuário que tem esse interesse e capacidade de interpretar os resultados como um passo adicional, seja no GEE ou no QGIS.

Um abraço, Marcos