voltar para mapbiomas.org

Download desmatamento

Bom dia tudo bem?
Gostaria de saber se existe alguma forma de baixar os dados de desmatamento da coleção 7 separadamente do mapa de cobertura. Ou quiçá um link de download parecido aquele disponível para o mapa de cobertura da coleção 7.
Tanto no google earth engine quanto no pluggin do qgis somente a versão 6 está disponível.

Olá @alvesbarbara620,
A previsão é que o toolkit do GEE com os dados de desmatamento da coleção 7 seja disponibilizado até o final de setembro.

@artlupinetti boa noite, na mesma linha da bárbara tenho interesse nos dados de desmatamento dos municípios.

Há alguma forma de baixar a série histórica para todos os municípios simultaneamente?

Muito obrigado desde já,

Oi @jvmarchi2 ,

Atualizando a previsão anterior, é esperado que os dados sejam disponibilizados no início de novembro. Sobre baixar a série histórica para todos os municípios simultaneamente, o toolkit no GEE permite apenas um município por vez (ou outros recortes territoriais, como país e estado). Mas caso você esteja interessado nas estatísticas de cobertura e uso por município, tem a opção de baixar a tabela .xlsx que tem os valores por categoria, por ano e por bioma dentro de cada município.

Obrigado @artlupinetti,

Sou novo aqui na plataforma, até cheguei a ler alguns documentos que vocês divulgam, mas ainda não entendi completamente a diferença entre a base de cobertura do solo e a informação de desmatamento.

Até entendo que a mudança da cobertura do solo pode ser dar por diversos fatores, entre eles o desmatamento. Nesse sentido, estou correto em assumir que a informação de desmatamento é um “refino” da base de cobertura do solo?

Obrigado novamente

Oi @jvmarchi2 ,

A partir dos dados produzidos pelo MapBiomas é possível produzir dados de perda de vegetação nativa por diferentes métodos:

(a) valor líquido da comparação entre diferentes anos, utilizando o módulo de cobertura e uso da terra;

(b) resultado do módulo de transições, que aplica um filtro espacial, sendo mais recomendado para análises de intervalos acima de 5 anos;

(c) resultado do módulo de desmatamento, que aplica filtro espacial, temporal e remoção de ruídos, que é o mais recomendado para análises anuais.

Entendido @artlupinetti , muito obrigado pela explicação.

Há alguma expectativa de que o modulo de desmatamento por município seja divulgado de forma compilada assim como o de cobertura e uso da terra?

Oi @jvmarchi2 . Sim, a previsão é que você consiga baixar os dados de desmatamento por diversos recortes territoriais (ex.: Brasil inteiro, por bioma, por estado, etc) através do Google Earth Engine. Também está prevista a disponibilização de uma tabela com as estatísticas dos dados de desmatamento compilados por município.

Bom dia Arthur, tudo bem? Alguma previsão para a disponibilização do toolkit dos dados de desmatamento??

Olá @alvesbarbara620 @jvmarchi2 ,

Os dados de desmatamento da coleção 7.0 já estão disponíveis no toolkit do Google Earth Engine. Abraços.

1 curtida

@artlupinetti, vi que vocês disponibilizaram o excel com os dados consolidados de desmatamento municipal e estadual, muito obrigado!

Gostaria de tirar uma dúvida, quando há células vazias é indicativo de que não houve desmatamento ou que não houve observação do “level” naquele ano?

Por exemplo, Alta Floresta D’oeste, tem valores de supressão de vegetação primária non forest natural formation/wetland em 1995 e 1997, mas o ano de 1996 está vazio. Neste caso, o desmatamento de 1996 foi zero ou não houve observação do dado?

Olá @jvmarchi2 ,

Quando o valor na tabela está vazio, significa que de acordo com o algoritmo do módulo de desmatamento do MapBiomas não houve supressão (ou regeneração de vegetação secundária) daquela classe no determinado ano. No seu exemplo, em Alta Floresta D’Oeste não houve supressão de wetlands primárias em 1996.

1 curtida

Em alguns poucos casos, há municípios em que a linha de supressão de vegetação nem sequer aparece. Quando isso ocorre, podemos interpretar que o desmatamento foi zero ao longo do período inteiro?

Outra dúvida, para ter o total de vegetação secundária em um determinado ano, o correto é somar a informação de vegetação secundária com a de regeneração para vegetação secundária?

Muito obrigado

Oi @jvmarchi2

Ambas as suposições estão corretas!

1 curtida