voltar para mapbiomas.org

Diminuição da classe "infraestrutura urbana" ao longo dos anos

Pessoal, boa tarde!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Sensacional!!!

Sobre minha dúvida, alguém sabe me explicar o motivo da diminuição da classe “infraestrutura urbana” em diversos municípios?

Estou trabalhando especificamente com essa classe em minha pesquisa de mestrado e percebi que em vários municípios de Minas Gerais essa classe diminuiu consideravelmente. Por exemplo, em Ipatinga no ano 2000 essa classe correspondia a 3.570 ha, em 2010 3.333 ha e em 2017 3.273 ha. Na prática, é pouquíssimo provável que a mancha urbana do município de fato tenha diminuído tanto ao longo dos anos, principalmente em um município que cresceu demograficamente e economicamente ao longo desse período. Essa observação se repete em outros municípios.

O que pode estar ocorrendo? Algum problema metodológico?

Obrigado!!!

Olá Julio

As áreas de transição entre áreas urbana e rural pode ter confusão entre as classes infra urbana, mineração, afloramento, pastagem e mosaico. Esta confusão pode te comportamento diferente ao longo dos anos. No caso de Ipatinga o comportamento da infra urbana apresenta uma tendencia de estabilidade. As confusões que estão em torno de 5% da área acontecem especialmente com pastagem. A tendencia é essas confusões reduzirem conforme evoluem as coleções.

Interessante que se vc somar as áreas de 5-10 municípios do entorno (pode fazer isso com a ferramenta MEUS MAPAS) a tendencia da área urbana já passa a ser de crescimento como se é de esperar. O mesmo acontece com o Estado de Minas Gerais.

Estamos desenvolvendo uma nova série de filtros - que chamamos de filtro de frequências - que devem ajudar a dar mais consistência da série histórica nas próximas coleções.

Obrigado pelos comentários.

Tasso

2 curtidas

Olá Tasso,

Eu também observei as oscilações nos dados de infraestrutura urbana mencionadas pelo Julio. Essas oscilações não estariam relacionadas à escala com que os dados do Mapbiomas são gerados? Existe a previsão de gerar dados em escalas maiores (p.e. 1:50k) nas próximas coleções?

Obrigada

Oi Esther,

Então conforme o aumento da escala a instabilidade das manchas urbanas aumenta devido a vários fatores, como escassez de amostras groundtruth em maior detalhe, máscaras de nuvens de alta reflectância que afetam áreas urbanas, efeito fractal, confusão entre alvos de comportamento espectral semelhante (pastagem, mineração etc.)… Nas próximas coleções o mapa de áreas urbanas deverá ter uma significativa melhora, principalmente para escalas maiores que 1:50000.

Abraços e Obrigado por comentar!

Dyeden

Olá Dyeden,

Grata pela resposta!

Só mais uma dúvida: qual é a escala atual do mapa de áreas urbanas no mapbiomas?

Esther

Nao tem uma escala pre-definida uma vez que a classificação/mapeamento é feita e publicado pixel a pixel de 30m. Mas a escala ideal de vizualização é 1:50 mil

Obrigada