voltar para mapbiomas.org

Dados dos Municípios

Prezados, baixei no Mapbiomas Brasil o arquivo COBERTURA E TRANSIÇÕES MUNICÍPIOS (COLEÇÃO 7). Neste documento há informações sobre 5295 municípios. Por outro lado, segundo IBGE, temos 5570 municípios. Conferi na plataforma e lá há dados para vários desses 275 municípios (o único que não encontrei dados foi Fernando de Noronha). Se puderem me ajudar com essa questão, já agradeço antecipadamente.

Olá @paulo.pagliosa
A contagem dos municípios não deve estar batendo porque existem municípios com o mesmo nome em estados diferentes e a tabela dinâmica não está distinguindo. Temos 5568 municípios mapeados na tabela de estatísticas, mas atualizaremos a tabela dinâmica para segregar melhor estes municípios. Realmente, Fernando de Noronha não possui dados de cobertura e uso da terra, mas estamos avaliando qual outro município está faltando.

Olá Artur, obrigado por responder. Vc tem razão, não havia considerado cidades com mesmo nome em diferentes estados. Olhei aqui e, além de FN, o município que não está na tabela é Curuçá ¶.

Obrigado por avisar, @paulo.pagliosa . A Equipe já está vendo o que ocorreu para completar a tabela.

Olá Artur,

Analisando o arquivo:
COBERTURA E TRANSIÇÕES MUNICÍPIOS (COLEÇÃO 7)
na aba de “COBERTURA_COL7” eu identifiquei a falta dos seguintes municipios:

  • Tapira (MG)
  • Piraju (SP)
  • Curuçá (PA )
    Gostaria de saber se vocês conseguiram identificar o problema e se vocês esperam corrigi-lo no curto prazo?
    Obrigado e parabens pelo trabalho.

Olá Artur,

identifiquei o erro na base de dados. No arquivo mencionado acima as seguintes cidades-bioma estão duplicadas na base de dados:

  • Curuá (PA )-AMAZONIA com uma area total de 143.107 ha (feature_id = 17888) e Curuá (PA )-AMAZONIA com um total de 66.675 ha (feature_id = 17889). Pela área total, o id 17889 seria Curuçá (PA )
  • Pirajuí (SP )- MATA ATLÂNTICA com uma area total de 46597 ha (feature_id = 22608) e Pirajuí (SP)- MATA ATLÂNTICA com um total de 82379 ha (feature_id = 22609). Pela área total, o id 22608 seria Piraju(SP)
    -Tapiraí (MG)-CERRADO com uma area total de 117924 ha (feature_id = 19024) e Tapiraí (MG)-CERRADO com um total de 40791 ha (feature_id = 19025). Pela área total, o id 19024 seria Tapira (MG)

Espero que isso possa ajudar na correção da base de dados.

Olá @mdolabella ,

Encaminhei para a equipe conferir a lista de municípios utilizada para os recortes territoriais e estatísticas. Em breve atualizaremos.