voltar para mapbiomas.org

Dado de idade da regeneração natural incompleto para 2021?

Olá,

Baixei os dados de regeneração natural diretamente do toolkit do google earth engine por bioma.

Fazendo os cálculos de área, vi que para o ano de 2021, a área em regeneração natural ficou em 40k hectares, enquanto a área para os outros anos é bem maior, o que me faz pensar que o dado para esse ano esteja incompleto, poderia me ajudar a compreender esse valor baixo?

Um outro ponto é que fui analisar as áreas de regeneração diretamente na plataforma, através da planilha que vocês disponibilizam, e fiquei confusa porque existe o dado de vegetação secundária acumulado para cada ano, mas também existe o dado de recuperação da vegetação secundária, que no caso, para o ano de 2021, está vazio na planilha, isso ocorre porque por exemplo, os pixels de Recuperação para Veg etação Secundária em 2020 sejam aqueles que de 2019 para 2020 foram de uso antrópico para alguma classe de vegetação, e eles só são alocados em Vegetação Secundária em 2021, caso se mantiverem assim? Mas aí também entra em jogo o Supressão de Vegetação Secundária que tá no outro módulo. Aí em tese deveria ser Veg etação Secundária 2020 = Vegetação Secundária 2019 + Recuperação da Vegetação Secundária 2019 - Supressão da Vegetação Secundária 2019 ? Porém os números não batem. Gostaria de entender um pouco melhor essa diferença entre vegetação secundária e recuperação da vegetação secundária.

Muito obrigada.