voltar para mapbiomas.org

Como integrar dados do MapBiomas e PRODES para analise de Paisagem

Estou realizando um estudo da perda dos habitats de florestas e savanas em toda a bacia do rio Tapajós (>750.000 km²), considerando a série histórica do Landsat de 1985 a 2022 (com janelas de 05 anos nas análises).
Tenho dúvidas sobre a base de dados do MapBiomas, baixei as bases do – Desforestation/Regeneration e LULC para avaliar o desmatamento em toda a bacia das classes florestas (Fo) e savanas (Sa).
(1) Existe muita diferença entre o desmatamento total de Fo e Sa, entre as duas bases de dados?
(2) Como faço para integrar os dados de desmatamento, entre as janelas analisadas (e.g., 1985-1990; 1990-1995; …; 2020-2022), baixadas das bases Desforestation/Regeneration e LULC?
Outra dúvida surgida, lendo a literatura verifiquei que tem trabalhos mostrando haver uma diferença de desmatamento para mais 36% no dados do PRODES, qdo comparados a base do MapBiomas.
Assim, baixei a base do desmatamento do PRODES de 1988 a 2022 para comparar essa diferença no desmatamento dos remanescentes de Fo e Sa na bacia do rio Tapajós.
Gostaria de saber se alguém do staff do MapBiomas poderia auxiliar, dando alguma dica, como faço a integração dos resultados do desmatamento, entre as 02 base de dados – MapBiomas e PRODES…??
Cordialmente,
Pedro Porcé
Deptº. Engenharia Florestal
Campus Alta Floresta, MT.
Universidade do Estado de Mato Grosso
UNEMAT