voltar para mapbiomas.org

Como baixar dados para um bioma, estado ou município

Criamos uma ferramenta no Google Earth Engine para baixar os mapas da coleção 3 para um bioma, estado ou município selecionado.

https://code.earthengine.google.com/?accept_repo=users/mapbiomas/user-toolkit

Quando abrir o link busque na aba de scripts (janela esquerda da tela) o diretório [users/mapbiomas/user-toolkit] clique nele e coloque para rodar.

Se vc ainda não tem uma conta no Google Earth Engine acesse aqui e crie sua conta.

Depois é só rodar o script acima e gerar a tarefa de exportar o dados desejados para o seu Google Drive.

As vezes quando vc abre o Code Editor do Google Earth Engine o script não é acionado automaticamente, neste caso procure na aba scrips da caixa superior esquerda por:

Reader > users/mapbiomas/user-toolkit > mapbiomas-user-toolkit-download.js

4 curtidas

Não sei se é erro da ferramenta ou do Google Engine, mas quando eu clico em “Export image to Google Drive” não acontece nada…

oi Isabela, a ferramenta cria uma “TASK” de exportação. Você deve clicar no botão “RUN” para iniciar a exportação para seu Google Drive.

Boa noite…

A legenda de classificação não acompanha a imagem quando baixada? Ou devo colocar em algum outro parâmetro pra ela acompanhar…

Obrigado.

Olá Fernando,
Os codices de legenda vc pode baixar em:
MENU > MAPAS E DADOS > DOWNLOADS > CODIGOS DE LEGENDA
Abraço,
Tasso

Obrigado Tasso…

Grande abraço,

Fábio Gamba.

Obrigada. e para acessar os mapas de mudança?

onde inserir o id informado no site: id: projects/mapbiomas-workspace/public/collection3/mapbiomas_collection3_transitions_v1

muito obrigada

Oi Juliana,

Fizemos uma atualização do MapBiomas User Toolkit para que você e outros usuários possam acessar os dados de transições também. Adicione o repositório do MapBiomas a sua conta GEE (clique aqui) para acessar os scripts que estamos fazendo. A vantagem de adicionar o repositório é que você sempre estará usando a versão mais atualizada dos scripts.

Você também pode acessar o link direto para o script.

https://code.earthengine.google.com/c9b17d806a1ad5d65a11f0967c05cd6f

:smiley:

1 curtida

Oi pessoal, esses scripts são muito úteis! Obrigada!

Alguém sabe como consigo baixar os dados dos últimos anos do Brasil inteiro?

Obrigada

Oi Camila,
Ainda nao é possível exportar o dado do Brasil todo de uma vez por limitação de espaço. Mas estamos trabalhando numa solução e em breve colocaremos no ar.
Abraço,
Tasso

Hoje colocamos no ar a possiblidade de baixar os dados por bioma no Google Earth Engine. O endereço segue o mesmo:
https://code.earthengine.google.com/?accept_repo=users/mapbiomas/user-toolkit

Oi Tasso, estão me pedindo uma forma de combinar dois criterios, por exemplo, baixar apenas a porção de Cerrado do estado do Mato Grosso. Seria possivel? Abs

Estou tentando exportar para o google drive o arquivo raster com as transições para o RS de 2012 a 2017, no entanto, tenho me deparado com a seguinte mensagem de erro no earthengine:
Error: File dimensions are too large for the number of bands and data type: the total file size requested is 34359738368 bytes before compression (2 bytes per pixel), but must be less than 17179869184 bytes.
disponho de 100gb de espaço no Google drive.
como posso solucionar o problea?

Por enquanto na ferramenta disponível não é possível. Incluiremos esta possibilidade nas próximas versões.

Olá pessoal,
Estou fazendo download direto para o Google Drive, mas os mapas das coleções estão vindo preto e branco. É isso mesmo? Como faço para que eles fiquem coloridos e correspondam às legendas?

Vc checou o histograma da imagem? Pode ser apenas o efeito de visualização do SIG que está usando

Cada pixel tem um código de legenda. Vc pode associar as cores que quiser. Os códigos de legenda vc pode acessar em:
MENU > MAPAS E DADOS > DOWNLOADS > CODIGOS DE LEGENDA

Mas o arquivo baixado (.tiff) vem sem cores, mesmo? Só para ter certeza que eu não estou tendo nenhum problema com o download.

Não consigo baixar os dados. Ao pedir para exportar para o Google Drive o download para nos 2 segundos…

Cada pixel tem o código de legenda. Vc pode baixar os códigos de legenda em:
http://mapbiomas.org/pages/legenda

Use o seu programa de GIS para escolher as cores.