Olá Colegas.
Estou utilizando os dados de cicatrizes de fogo no Pantanal, nos anos de 2019 e 2020.
Fiz o download dos respectivos GEOTIFs no GEE para manipulação no QGIS. Fiz a vetorização, selecionei apenas os atributos “1” do campo DN e salvei em UTM SIRGAS 2000 fuso 21 S.
Em um determinado momento, rodei o cálculo de área por atributos e fiz a soma das áreas das cicatrizes por fogo em 2019. O resultado foi de 1.291.720,00 hectares. Ao conferir com os dados da plataforma online, pude perceber uma enorme diferença para o mesmo período, 2.583.423 hectares, respectivamente.
Para ter certeza que estava errado, fui olhar na planilha “CICATRIZES DE FOGO (COLEÇÃO 1 - MAPBIOMAS FOGO)” disponibilizada na seção de estatísticas do site. Fiz o recorte apenas com os dados do Pantanal e somei as áreas de cicatriz por classe de cobertura. Para minha surpresa, no ano de 2019, o resultado da soma foi de 1.291.711,30 hectares. Ou seja, um resultado praticamente igual, com uma diferença desprezível de 9 ha.
Segue o print para visualização:
Frente a isso, peço uma ajuda para entender o que pode estar acontecendo. Meus cálculos batem com os dados da planilha, mas não com os dados disponibilizados na plataforma " Histórico de cicatriz do fogo no Brasil".
Abraço
Eduardo Carlini