voltar para mapbiomas.org

Cálculo de área de cicatriz de fogo não bate com a área mostrada na plataforma web

Olá Colegas.

Estou utilizando os dados de cicatrizes de fogo no Pantanal, nos anos de 2019 e 2020.
Fiz o download dos respectivos GEOTIFs no GEE para manipulação no QGIS. Fiz a vetorização, selecionei apenas os atributos “1” do campo DN e salvei em UTM SIRGAS 2000 fuso 21 S.

Em um determinado momento, rodei o cálculo de área por atributos e fiz a soma das áreas das cicatrizes por fogo em 2019. O resultado foi de 1.291.720,00 hectares. Ao conferir com os dados da plataforma online, pude perceber uma enorme diferença para o mesmo período, 2.583.423 hectares, respectivamente.

Para ter certeza que estava errado, fui olhar na planilha “CICATRIZES DE FOGO (COLEÇÃO 1 - MAPBIOMAS FOGO)” disponibilizada na seção de estatísticas do site. Fiz o recorte apenas com os dados do Pantanal e somei as áreas de cicatriz por classe de cobertura. Para minha surpresa, no ano de 2019, o resultado da soma foi de 1.291.711,30 hectares. Ou seja, um resultado praticamente igual, com uma diferença desprezível de 9 ha.
Segue o print para visualização:

Frente a isso, peço uma ajuda para entender o que pode estar acontecendo. Meus cálculos batem com os dados da planilha, mas não com os dados disponibilizados na plataforma " Histórico de cicatriz do fogo no Brasil".

Abraço
Eduardo Carlini

Oi @dudecarlini, obrigado por nos informar sobre esta inconsistência. A equipe já está verificando os dados da plataforma e sugerimos que utilize os valores das tabelas de estatísticas.

Olá @artlupinetti.
Está certo. Utilizarei os dados da planilha de estatísticas como sugerido.
Por gentileza, não deixe de informar sobre as futuras atualizações a respeito desse assunto.
Fico à disposição caso necessário.
Abraço
Eduardo Carlini

1 curtida

Bom dia @artlupinetti .
Vi que a plataforma foi corrigida e atualizada.
Obrigado a você e a todos da equipe Mapbiomas pela atenção.
Abraço.
Eduardo Carlini

1 curtida

Oi @dudecarlini , nós que agradecemos pelo contato! Estamos à disposição.