voltar para mapbiomas.org

Áreas cobertura em 2021

Olá!
Desculpem-me caso isso esteja em algum tópico e não encontrei.
Baixei a série temporal de cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos/RS e me surgiu uma questão. O valor total da área da bacia (somando as áreas de cada uso/cobertura) não deveria ser semelhante, já que a área da bacia é constante? Há diferenças consideráveis e no ano de 2021 isso é nítido, muitas categorias mudam bastante, dão saltos. Alguém poderia me ajudar, por favor?
Desde já, muito obrigado!!

Olá @haas.marcelo ,

Qual dado em específico você baixou? Por exemplo, está utilizando os mapas em raster ou as estatísticas da plataforma.

Abraços

boa tarde!!
Obrigado pelo retorno. Então, baixei os dados na plataforma mesmo…e olhando a série anual, algumas coberturas destoam muito, ao meu ver. É o caso de ‘agricultura’, ‘soja’, ‘lavoura temporária’, Em um contexto geral, várias áreas aumentaram, mas não houve perdas na mesma proporção, é como se a bacia tivesse aumentado de área. O que inclusive acontece, somando as áreas das diferentes coberturas.
Em anexo, está um print…se puder me ajudar, por favor, agradeço.

Oi @haas.marcelo ,

Pelos valores das suas somatórias, você está considerando na conta diferentes níveis da legenda. Por exemplo, a classes 1.1 Formação Florestal está DENTRO de 1. Floresta, assim como a classe 3.2.1.1 Soja está dentro de 3.2.1 Lavoura Temporária, que por sua vez está dentro de 3.2 Agricultura que por fim está dentro de 3. Agropecuária - então somando a coluna inteira você acaba considerando valores duplicados). Ficou claro?

Oi!
Sim…fato. Aí há mudanças mesmo…Muito obrigado pela ajuda.