voltar para mapbiomas.org

Área da formação florestal

Olá, boa tarde. Estou realizando o MapBiomas para minha dissertação de mestrado e preciso definir qual o critério de área mínima para considerar uma cobertura do solo como formação florestal?
Em outras palavras, qual a área minima para considerar um fragmento florestal?

Realizei a leitura da metodologia e não consegui entender: Se a área do pixel analisado tem 900m², então essa é a área minima para uma cobertura do solo ser considerado como formação florestal?

Obrigado pela atenção

Olá Vinicius,
Durante o processo de pós-processamento, aplicado após realizar o processo de classificação supervisionada nas imagens com 30m sem degradação, existe a etapa de filtro espacial, que aplica um filtro de moda em uma janela móvel de 3x3 pixels em cada pixel com menos de 6 pixels conectados na mesma classe (conexão pode ser na diagonal). Na prática, áreas isoladas com menos de 0,5ha não são mantidas no mapeamento final para todas as classes, incluindo as formações florestais.

Visando não abrir um novo tópico de discussão, vou postar aqui para obter mais claridades e conceitos e passos relacionados com a metodologia do Mapbiomas. – Na etapa do pôs-processamento, o filtro de moda (3x3) padroniza todas as categorias, o sou a floresta? Eu poderia considerar que tanto as classes “Floresta” e “Floresta Plantada” do Mapbiomas (Nível 2: Descrição Detallada V4 ) atendem o critério de floresta pela FAO, acoitados no nível de referência submetido pelo Brasil ante na UFCCC: (“Land spanning more than 0.5 hectares with trees higher than 5 meters and a canopy cover of more than10 percent or trees able to reach these thresholds in situ. It does not include land that is predominantly under agricultural or urban land use”) – Veja mais detalhes da definição de floresta do Brasil (Box 10 : https://redd.unfccc.int/files/frelc_modifiedversion_correction2019.pdf)

Olá Andres,

O filtro de moda vale para todas as classes, mas restrito para pixels com menos de 6 conectados da mesma classe. “Formações Florestais”, “Floresta Plantada” e “Formações Savânica” atendem ao critério de floresta da FAO.

1 curtida